Imperdível para os brasileiros! Notícias do Japão em 6 de outubro de 2024

1. Fraude em nome da Embaixada do Japão aumenta no Brasil

A Embaixada do Japão no Brasil anunciou que tem havido um aumento de fraudes onde golpistas se passam por funcionários da embaixada e pedem transferências bancárias. A fraude visa principalmente nipo-brasileiros ou japoneses, e o número de telefone exibido parece ser da embaixada. Os golpistas, falando em japonês, afirmam que a pessoa está envolvida em um crime no Japão e exigem uma transferência de dinheiro, além de informações pessoais como endereço e composição familiar. A embaixada alerta para que ninguém responda a esses telefonemas.

2. Lucas Braga, do Shimizu S-Pulse, pode ser transferido

O atacante brasileiro Lucas Braga, que está no Shimizu S-Pulse da J-League, foi fundamental para a promoção da equipe à J1 e a vitória na J2. Emprestado pelo Santos, o jogador despertou o interesse de clubes no Japão e no exterior, e seu agente já foi contatado por times do Brasil. O Shimizu S-Pulse planeja aumentar o orçamento para manter o jogador, mas ainda há possibilidade de transferência para um clube brasileiro ou internacional.

3. Jogadoras brasileiras do Deusas Izumo denunciam assédio sexual

Duas jogadoras brasileiras do Deusas Izumo, da segunda divisão da Nadeshiko League, acusaram membros da equipe de assédio sexual e verbal. Elas afirmam que foram insultadas com palavras de baixo calão em português e zombadas por não entenderem instruções em japonês. As atletas também alegam que havia um acordo para que tivessem intérprete, o que não foi cumprido, impactando o desempenho delas. O clube reconheceu falhas no acompanhamento de intérpretes, mas nega parte das acusações de assédio.

4. Governo brasileiro pede desculpas oficiais aos imigrantes japoneses

O governo do Brasil pediu desculpas oficiais pela perseguição sofrida pelos imigrantes japoneses durante e após a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 6.500 imigrantes japoneses em Santos foram forçados a se mudar sob suspeita de espionagem. Esse reconhecimento é um marco importante para a comunidade nipo-brasileira, que há décadas busca a reparação oficial.

5. Japão e Brasil anunciam isenção de visto para visitas de curta duração

Os governos do Japão e do Brasil chegaram a um acordo para isentar o visto para estadias de até 90 dias para turistas e negócios. A medida entrou em vigor em 30 de setembro de 2023 e é válida por três anos. Agora, brasileiros e japoneses podem visitar o outro país sem visto para estadias curtas, fortalecendo o intercâmbio cultural e turístico entre os países.